domingo, 23 de maio de 2010

Salvador Dali - Destino e Surrealismo



Em 1946 Walt Disney estava em mente com um projeto de testar novas técnicas de animação, ele queria um filme ousado, cheio de "efeitos de ilusão" e para realizar a complicada tarefa de elaborar uma animação fora dos padrões da época chamou ninguem nada menos do que Salvador Dali.

O roteiro da animação seria baseada em cima da música do compositor Armando Domínguez.

Salvador Dali queria incorporar linguagem do bailé em animações.

É um história que trata de um amor conturbado, impossível, utópico, a clara referência ao jogo da sedução está retratada em uma marcante passagem com jogadores de beisebol.

Dali chegou a passar vários meses nos estúdios de Disney, esboçando e passando para a equipe de produção quais seriam as técnicas de perspectivas que seriam utilizadas no curta de seis minutos aproximados.

Mas ao perceber que o material desenvolvido pelo pintor não seria aproveitando comercialmente por se tratar algo muito à frente da sua época, Walt resolve arquivar o projeto que estava ainda em apenas 20 segundos concluídos.

As personagens centrais da trama são possíveis alter egos de Dali e sua esposa Gaia.

É somente em 2003, que àpartir de skecths deixados por Salvador Dali que Roy Disney, neto de Walt Disney juntamente com o produtor Bloodworth puderam concluir a animação.

Vejam abaixo esta magnífica animação surrealista: